5 de junho de 2012

Pior do que está não fica



O palhaço Tiririca, sua excelência o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, quando em campanha para se eleger deputado, criou o seguinte slogan: “pior que tá não fica". Tinha o propósito de chamar a atenção dos eleitores paulistas para a sua candidatura. Tiririca acabou se tornando um fenômeno de votos. Foi o deputado federal mais votado do Brasil com cerca de um milhão trezentos e cinquenta mil votos.

Quero crer que a imensa maioria desta fantástica votação obtida pelo candidato Tiririca, foi um voto de protesto contra os descaminhos da política brasileira. Não posso entender de outra forma. Como um sujeito semianalfabeto, sem nenhum histórico político recebe tamanha
aprovação nas urnas, sem que isto não tenha como justificativa um voto de protesto do eleitorado? 


O tema desta coluna é outro, vou usar apenas o slogan do palhaço deputado para tecer alguns comentários a respeito das eleições municipais, deste ano, aqui em Santo Antônio da Patrulha.Pior do que está não fica”. O quadro sucessório está mais ou menos definido aqui na “Cidade Polo”. De antemão, pode-se dizer que a situação administrativa não irá mudar muito por aqui. As duas chapas anunciadas até agora, ao que tudo indica, serão as únicas com reais condições de vencer as eleições nesta cidade. Estas duas propostas nada mais são do que a continuidade de tudo o que nós já sabemos e conhecemos, de cor e salteado, das últimas administrações aqui neste município.


Com o atual vice-prefeito do PTB como candidato a vice na chapa do ex-prefeito do Partido Progressista (PP), candidato este que vem acumulando derrotas nas quatro últimas eleições que disputou; a outra chapa tendo como candidato a prefeito um também ex-prefeito pertencente ao DEM (antigo PFL, o mesmo que renunciou ao cargo de prefeito num passado recente) e como candidato a vice, um vereador do PMDB, partido do atual prefeito.  Como podemos observar, todos estes pré-candidatos são bastante conhecidos do eleitorado patrulhense. Pode-se dizer, com base neste conhecimento, que nada ou quase nada irá mudar nos próximos quatros anos aqui na “Terra da Moenda da Canção”.Estes dois grupos disputam o Paço Municipal por mais de quarenta anos aqui em Santo Antônio da Patrulha, quase sempre alternando coligações absurdas como estas de agora, com o PP e o PTB de um lado, o DEM e o PMDB do outro. 


Tem ainda os partidos sem chances de vencer uma eleição majoritária como o PDT, o PSDB, o PTB, o PT e outros nanicos, apoiando uma destas duas chapas em troca de cargos para a companheirada.Os políticos, para justificar esta salada indigesta que servem a nós, eleitores, costumam dizer que a política é muito dinâmica, que muda a todo o momento. Dizem que a realidade de ontem nem sempre é a de hoje e, que amanhã, poderá ser diferente de novo. O que muda na verdade são os interesses dos políticos. Acontece que estas mudanças, muitas vezes, fogem ao raciocínio e ao entendimento lógico dos eleitores, sem que isto seja levado em conta por estes senhores. 


Outra coisa que estes senhores não levam em conta é a capacidade de interpretação destas manobras que alguns cidadãos politizados possam ter.Posso afirmar que a vergonha na cara dos políticos, igualmente é muito dinâmica. A maioria deles muda de lado e opinião com a mesma cara de quem criticou o adversário de ontem e que hoje virou companheiro de chapa. 


Tudo isso sem disfarce nenhum, na maior cara de pau. Tudo, mas tudo mesmo, que um disse do outro em campanhas passadas, somem como num passe de mágica. Passam de adversários ferrenhos, de acordo com os seus interesses, a companheiros, comungando com as mesmas ideias, jurando ir para o sacrifício em prol da população desta terra. Prometem de tudo sem a preocupação de  cumprir com estas promessas no futuro. Qual das duas chapas irá vencer as eleições municipais deste ano, eu não saberia dizer neste momento. Apenas sei duas coisas: A primeira é que não devemos esperar muito dos candidatos que se apresentam para estas eleições. Sabemos o que eles fizeram como gestores públicos desta cidade. E, convenhamos, não foram lá grandes coisas, nem de um nem de outro lado.   

De minha parte, penso como o Barão de Itararé “de onde menos se espera, aí mesmo é que não sai nada” ou, melhor dizendo, “deste mato não sai coelho”. E a segunda, é a certeza de que em nenhum destes dois candidatos e seus respectivos vices darei o meu voto. O meu voto está aberto para o conhecimento de todos. O meu voto será em branco. Uma coisa é bem provável que aconteça por aqui, pior do está não fica. Não acredito que nenhum dos atuais pré-candidatos consiga, mesmo que se esforcem muito, realizar uma administração pior do que esta que estamos assistindo em Santo Antônio da Patrulha. Esta atual administração não disse a que veio e, com certeza, não vai deixar saudades. Disto eu tenho plena e total convicção.     


Portanto, pior do que está não vai ficar, apenas vamos continuar marcando passo como há muito vem acontecendo aqui por estas bandas. No próximo ano, nos mudaremos para uma “Nova Cidade” ou ficaremos “Coligados com a Comunidade”, talvez com outro slogan tirado da cartola do grupo que vencer as eleições deste ano. “Coligados com a Comunidade”, uma “Nova Cidade”, ou “Cidade Polo” só tem mudado ultimamente os slogans e as moscas, o resto é sempre a mesma coisa, politicagem, empreguismo doméstico e atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário