30 de abril de 2012

Terra do sonho, da cachaça, da rapadura e das coligações!


Santo Antônio da Patrulha, nos últimos tempos, tem se caracterizado pelas mais estranhas coligações. Nas últimas eleições municipais, por exemplo, sete partidos compuseram uma coligação onde PMDB, PTB, DEM (exPFL), PDT, PSDB, PSB e PT concorreram coligados e acabaram por vencer o pleito. Também pudera com sete a coisa fica bem mais fácil.

Como pode uma coligação composta por DEM, PSDB e PT? Aqui na terra da Moenda da Canção, não só pode como todos nós assistimos esta absurda alquimia materializada nos palanques. Em eleições passadas, já tivemos PP (que na época era PPB) e PDT concorrendo ao Paço Municipal.

Algumas destas parcerias acabaram em sérios desentendimentos. Lembram quando o PMDB correu, botou para fora da prefeitura o PFL, no final de uma das mais desastrosas administrações que esta cidade já teve? O vice-prefeito do PFL, que era o Secretário da Fazenda do município, foi demitido pelo prefeito do PMDB e o casamento acabou num rumoroso divórcio com juras de vingança de ambas as partes. Passados alguns poucos anos e as melancias se ajeitaram na carroça. Os dois partidos voltaram a se coligar, desta vez de forma invertida com o PFL na cabeça tendo o PMDB como vice. Isto aconteceu em duas oportunidades em 2000 e 2004, período em que nos mudaram da noite para o dia para a “Nova Cidade”.

Apenas para refrescar a memória, no segundo mandato do PFL, houve uma estranha renúncia do prefeito que, até os dias de hoje, não ficou muito bem explicada. Há quem diga que esta renúncia foi a bem de interesse. Quase sempre os interesses dos partidos políticos e dos políticos vêm em primeiro lugar, o contrário é bem mais difícil de acontecer.

Há alguns dias, os jornais, aqui do município, estamparam, em manchete de capa uma possível parceria entre o PP, o PTB e o PT, que juntos poderão subir no mesmo palanque para pedir o nosso voto. Dizem até que isto já é um fato consumado.


Convenhamos, existe algo errado aqui no “Reino da Rapadura”. Não dá para aceitar o Partido dos Trabalhadores, coligado com o DEM e o PSDB em 2008 e agora em 2012, mudar de lado e coligar com o PP e PTB. A “companherada” que me desculpe, mais tem caroço neste angu. O que o PT talvez não saiba é que tem muita gente com memória muito boa por aqui. Lembro, como se fosse hoje, ver alguns petistas aqui do município, dizendo em alto e bom tom, pelos bares, botecos e botequins da cidade que não queriam ver o candidato do PP mais uma vez governando Santo Antônio. A justificativa para esta rejeição era que o candidato do PP, quando prefeito, no tempo dos “Coligados com a Comunidade”, fora um fracasso e um atraso para a cidade. O mesmo vale para a turma do PTB, pois, a maioria dos seus membros dizia as mesmas coisas e muito mais do candidato do PP nas eleições passadas.

Mas afinal de contas, o que mudou de quatro anos para cá? Como pode alguém que não servia para administrar Santo Antônio da Patrulha há apenas quatros anos, como num passe de mágica, virar solução e melhor proposta para ocupar o Paço Municipal? A estranheza maior fica na atitude dos petebistas, que sempre defenderam com unhas e dentes esta atual administração, pomposamente batizada de “Cidade Polo”. Agora, em 2012, a turma do PTB topa ser vice do PP? Será que vão entregar os cargos que, diga-se de passagem, não são poucos, nesta atual administração? E o atual vice- prefeito, uma vez oficializada a sua candidatura a vice na chapa dos progressistas, irá criticar a atual administração da qual ele faz parte? E o atual prefeito que anunciou e declarou várias vezes que o seu candidato para 2012 seria o seu vice, vai continuar com a mesma opinião, ou vai negar o que disse? Será que o prefeito vai negar o seu vice como Pedro negou a Jesus Cristo?

Por outro lado, o Dem e o PMDB igualmente anunciaram, na semana passada, uma possível parceria como aconteceu por três vezes entre estes dois partidos aqui nesta cidade. A composição ficaria assim: Dem e PMDB, tendo como candidato a prefeito o mesmo que renunciou a este cargo, fato inédito aqui por estas bandas; e como vice, um vereador que passou a maior parte do seu mandato como secretário municipal.


Como se vê é uma sinuca de bico onde nós, eleitores, servimos de tabela para os políticos demonstrarem suas habilidades de mudar o jogo de acordo com os seus interesses.

Sou de opinião que estas absurdas coligações são danosas ao crescimento deste município. Elas servem somente aos pequenos e grandes interesses dos partidos políticos, dos políticos, seus serviçais, pelegos, puxa sacos e afins. Quanto maior for uma coligação, maior a distribuição de cargos de confiança, funções gratificadas dentro das administrações.

Como se vê, tudo ficará como dantes no Quartel de Abrantes aqui nesta “terra das coligações”

Nenhum comentário:

Postar um comentário