15 de junho de 2012

O PT e os Coronéis Patrulhenses


Alguns integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) aqui de Santo Antônio da Patrulha, “Cidade Polo”, viviam chamando de “coronéis” e de conservadores os políticos dos partidos tradicionais aqui desta cidade. Entenda-se como partidos tradicionais o PP (antiga ARENA), o DEM que também foi ARENA e depois PFL, o PDT, o PSDB e o PTB. Um petista muito conhecido aqui por estas bandas vivia bradando, em alto e bom tom, pelos bares, botecos e botequins da cidade toda a sua indignação com o coronelismo que imperava na política patrulhense. Faço questão de colocar no passado o tal coronelismo por uma simples razão que pretendo explicar aos leitores desta coluna.

A fábula “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, conta sobre uma revolta dos bichos, habitantes de uma propriedade rural, que, liderados pelos porcos, em especial pelo porco Napoleão, resolveram expulsar os humanos da fazenda alegando trabalho escravo e maus tratos. Com os humanos postos a correr, os bichos passaram a administrar o dia a dia da propriedade, sempre sobre as ordens de Napoleão que, por sua vez, foi vaporizando um a um os outros porcos líderes do movimento até ficar comandando tudo com mão de ferro.


Passado algum tempo, Napoleão o os outros porcos passaram a andar sobre as duas patas traseiras, o que era proibido que qualquer outro bicho assim o fizesse. Em dado momento, os porcos que, a esta altura “negociavam” com os humanos normalmente, estavam reunidos numa grande sala, confraternizando e bebendo com estes, enquanto a bicharada toda do lado de fora, espiando pelas janelas, não conseguia mais identificar quem era porco e quem era humano. A grande decepção dos bichos foi terem acreditado na fábula da expulsão dos humanos e que isto iria mudar para sempre as suas vidas de bicho. As únicas exceções eram as ovelhas, defensoras ferrenhas do “regime” implantado pelo porco Napoleão, que continuavam cantando e enaltecendo a “liberdade conquistada”. As ovelhas eram uma espécie de CPERS/Sindicato dos tempos atuais, eternamente passadas para trás pelo PT, mas sempre acreditando no partido e o que é pior, votando na causa.

Mas, afinal de contas o que a Revolução dos Bichos tem em comum com o Partido dos Trabalhadores de Santo Antônio da Patrulha?

Calma minha gente, vou explicar: Nas eleições municipais de 2008, o PT da “Cidade Polo”. na época “Nova Cidade”, acabou no palanque de alguns coronéis aqui desta cidade. Sim, isto incrivelmente acabou por materializar-se nos palanques, onde o PSDB, o DEM/PFL e o PT se juntaram num “bloco monolítico”, para derrotar o Partido Progressista (PP) numa esdrúxula coligação de sete partidos.
Agora, em 2012, o partido do nosso herói que sempre chamou de “coronéis” os membros da antiga ARENA, aqui neste município, acaba de virar de lado, acaba de quebrar com todos os seus conceitos ideológicos e passar a comemorar uma coligação do seu partido o PT, partido que reinventou a ética, a moral e a decência na política brasileira, com o PP descendente direto do partido da ditadura militar, partido do Paulo Maluf, do Severino Cavalcante e de outras figuras carimbadas da política nacional, tão criticada pelos “democratas” petistas até então.

Ou seja, em duas eleições o Partido dos Trabalhadores de Santo Antônio da Patrulha, passou a régua e acabou se unindo com todos os coronéis tão criticados no passado.

Logo em seguida, nós eleitores, estaremos assistindo nas ruas, praças e avenidas desta terra, bandeiras, bandeirolas e bandeirantes do PP e do PT, ombro a ombro lutando pela eleição de um descendente direto do coronelismo patrulhense. Nesta ocasião, ficaremos todos de olhos esbugalhados tal qual ficaram os bichos da fábula de George Orwell que não mais sabiam quem era porco ou quem era humano na história. Nós, eleitores desta terra, ficaremos totalmente perdidos, na próxima campanha eleitoral, sem conseguir distinguir quem é coronel e quem é petista nesta história toda.

Ou o Partido dos Trabalhadores fechou questão, acabando por decretar o fim do coronelismo em Santo Antônio da Patrulha, ou então estes nunca existiram, ficando apenas na imaginação da turma da bandeira vermelha com uma estrela amarela de cinco pontas, ou ainda, quem sabe, por duas secretarias e alguns empregos para a companheirada, o PT sepultou os ranços do passado?
Como podemos ver, a maneira de fazer política no Brasil é muito dinâmica, mas, com certeza a vergonha na cara não faz parte deste tal dinamismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário