28 de fevereiro de 2013

Vivendo e Aprendendo!


Pois, não é que acordei muito mais bem informado hoje... Será que estou bem certo disto???

Ontem à noite, em cumprimento à atual legislação vigente, fui assistir a um curso denominado: “Programa de Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio”, com a duração de cinco longas horas, no quartel do Corpo de Bombeiros aqui de Santo Antônio da Patrulha. Como bom aluno que sempre fui, ouvi calado e atentamente tudo o que foi ministrado pelos instrutores da corporação. “Aprendi”, entre outras coisas, que a água é o mais eficiente elemento para apagar o fogo. Vejam só que coisa extraordinária, fantástica. “Aprendi” também, a estancar, com o dedo polegar, a chama que se desprendia de um butijão de gás de 13 quilos. Outra grande novidade. “Aprendi” a manusear um prosaico extintor de incêndio. Confesso que fiquei emocionado ao descobrir que sou possuidor desta habilidade.   

Fiquei sabendo como se descreve o fogo em linguagem técnica, propriamente dita... No primeiro item da apostila distribuída no início do curso, o fogo é descrito da seguinte forma: “É uma reação química entre o comburente e um combustível, onde os gases resultantes da mistura destes, se inflamam, apresentando um desprendimento de energia, que caracteriza-se pela liberação de luz e calor”.

Muito interessante não? Se os homens pré-históricos tivessem descoberto este segredo, não teriam passado tanto trabalho para acenderem a primeira fogueira na terra, depois da explosão do universo...


De sorte que estou apto a prestar primeiros socorros e lidar com uma situação de princípio de incêndio e outras situações de risco.... Entendam que isto não é para o todo e sempre. O Curso de ontem tem a validade de cinco anos... É a primeira vez na vida que me deparo com aprendizado com prazo de validade... Seguindo nesta mesma linha, médicos, advogados, professores e outros profissionais, que se preparem para voltar a cursar o 1º grau novamente, pela simples razão de que o prazo de validade destes primeiros ensinamentos nos bancos escolares estão, irremediavelmente, vencidos pelo tempo...
Como não poderia deixar de ser, o curso em questão é pago pelas empresas que desembolsam R$ 57,00 de taxa, mais R$ 1,20 pela geração da guia de pagamento, totalizando R$ 58,20 por funcionário. Esta taxa é recolhida aos cofres da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha... Logo em seguida, teremos que desembolsar mais um valor próximo a este, a título de “Taxa de Vistoria” por parte do Corpo de Bombeiros... Como se vê, estes são custos que são incorporados ao nosso dia a dia,  como parte da ganância no recolhimento de taxas e impostos praticados pelos governos em todos os níveis.

Na noite de ontem, foram 14 pessoas que, assistiram ao curso, totalizando um valor de R$ 814,20 arrecadados pela prefeitura desta cidade.

Falando muito sério, afirmo que não aprendi nada de novo no curso ministrado pelos integrantes do Corpo de Bombeiros por ocasião deste curso. Nada mesmo... Nos meus mais de quarenta cursos de formação profissional, incluindo os de segurança do trabalho, todos feitos durante os vinte e três anos em que trabalhei na Volkswagen, sendo inclusive indicado pela empresa como membro da CIPA, por mais de uma vez, somados aos meus quase sessenta e dois anos de vida, sendo que destes, trabalhando no mesmo ramo há quarenta e sete anos, acredito que os bombeiros não tiveram nada a acrescentar, que eu já não tivesse vivido e apreendido nesta já minha longa vida. Da minha parte fica claro que o objetivo maior é o de arrecadar, talvez, para suprir a corporação de equipamentos e manutenção que o Estado deixa de fazer, numa omissão cada vez maior.

Diante disto, fica, mais uma vez, comprovado que o maior talento dos políticos, pelegos e serviçais é aumentar impostos e taxas para sustentarmos cada vez mais as mordomias das cortes instaladas em todos os níveis das administrações públicas deste país... Fica apenas a tranquilidade de que, a partir de hoje, estou apto a manter o meu comércio funcionando, sei lá por mais quantos anos, espero que não por muitos mais, até porque o curso de ontem vale por cinco anos e eu não quero passar por mais uma provação destas...

Quanto aos deveres e obrigações do Estado, tais como: saúde, segurança e educação públicas, que cada um se vire por conta própria, por que estes direitos constitucionais nos são negados pelos governantes tão ágeis em arrecadar cada vez mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário